terça-feira, 7 de junho de 2011

UCPel debate sobre Liberdade de Expressão nas Redes Sociais

Comunicadores debatem em workshop sobre Ética e Liberdade de Expressão nas redes sociais.


Profissionais Debatem sobre Liberdade de Expressão em Redes

O auditório do Campus II da Universidade Católica de Pelotas foi palco nesta terça-feira dia 07 de maio para o workshop Ética e Liberdade de Expressão nas Redes Sociais. O debate é uma realização da turma da disciplina de Teoria da Comunicação II do curso de Comunicação Social junto com o professor orientador Antônio Heberlê. O encontro tem como objetivo discutir a participação de profissionais de comunicação nas diversas redes sociais, como Twitter, Facebook e Orkut.

Os profissionais que participaram  do debate foram a professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e do curso de Comunicação Social da UCPel Raquel Recuero; o também professor e proprietário da Rádio Tupanci ,Jorge Malhão; o locutor da Rádio Atlântida Pelotas e apresentador do programa Sonora Eletrônica, Márcio Mello; a publicitária e sócia da agência Incomum, Gisele Treptow; o advogado e professor de Direito da Católica Marcus Cunha; e o coordenador da Assessoria de Comunicação e Marketing da UCPel, Cleiton Decker e o Diretor do Centro de Educação e Comunicação da UCPel Jairo Sanguiné Júnior.


Público participa do Debate

Um dos assuntos mais discutido e polêmico foi à questão de vagas de empregos relacionado com as redes sociais. As empresas, na hora da seleção de funcionários já procuram o nome do candidato na internet e isso tem se tornado cada vez mais freqüente. Buscando pelo melhor funcionário, as empresas acabam selecionando aqueles que em suas publicações pessoais mais se encaixam no perfil da missão e valor e ética da empresa.

Siga o Twitter do Debate e tnha mais informações.

Sede da Associação Rural de Pelotas tem Restaurante diferenciado

Restaurante Prato Fino é uma ótima opção para os finais de semana.

Entrada do Restaurante Prato Fino

Foi inaugurado mais um espaço diferenciado em gastronomia em Pelotas. O restaurante Prato Fino que tem sede no Parque Ildefonso Simões Lopes na Associação Rural de Pelotas. Para quem gosta de comida com gostinho de caseira esta é uma boa pedida. Além disso, o diferencia do lugar é ser localizado em meio de grandes árvores, campos, um espaço aconchegante junto a natureza. Parecendo estar no meio rural, porém você se encontra bem no meio da cidade.

Para melhor atender seu público o espaço dispõe de uma lareira e ambiente climatizado, possuindo também uma parte externa, para quem gosta de fazer suas refeições junto a sua família em meio da natureza. “Pelotas tem uma gastronomia muito rica com influencias européias. Nossa cidade é muito festiva com vários eventos culturais. Estamos satifestos com nosso público e sempre procurando atender da melhor forma possível”, disse o Chef Evandro Añaña, proprietário do restaurante.

Chef  Evandro Añaña - Restaurante Prato Fino


O cardápio servido é feijoada e grelhados. Atendimento aos domingos meio-dia. Na avenida Fernando Osório, 1754, telefone para reservas (53) 3281-2680.
O espaço também pode ser usado para eventos como, formaturas, aniversários, casamentos, reuniões, palestras e também outros tipos de eventos.

Congresso de Comunicação Nacional acontecerá em Setembro

Intercom Nacional edição 2011 trará novidades ao mundo da comunicação.

O XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação em setembro. Programação preliminar, normas para a submissão de trabalhos e regras para a inscrição no prêmio Expocom podem ser conferidas no endereço www.unicap.br/intercom2011. O evento acontece de 2 a 6 de setembro, na Unicap (Recife – PE).

A pergunta que norteará as discussões do congresso – “Quem tem medo da pesquisa empírica?” – será debatida na conferência de abertura por  Rosental Calmon Alves, diretor do Kinght Center e professor da Universidade do Texas, agendada para o dia 4 de setembro de 2011, às 9 horas da manhã.

O Intercom acontece todos os anos, em duas edições a regional e nacional. A regional normalmente acontece no primeiro semestre de cada ano e a nacional no segundo semestre. A cada ano  cidades são escolhidas para sediar o evento. Este ano a comunissão organizadora quer trazer novidades para os comunicadores, tanto para estudantes como para os profissionais da área.
“Sediar o Intercom 2011 é um desafio para todos nós, em função do tamanho e da importância do Congresso”, destaca a professora Aline Grego, coordenadora local. O evento vai coincidir com as comemorações dos 50 anos do curso de Jornalismo da Unicap, fundado pelo jornalista, professor e pesquisador pernambucano Luiz Beltrão.

Datas Limites:
Prazo inicial para inscrição de trabalhos - 7 de abril
Prazo máximo para inscrição de trabalhos -15 de julho
Os interessados em submeter trabalhos devem efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 12 de julho
Data final para comunicação dos aceites dos trabalhos - 29 de julho
Atenção: após a submissão do trabalho, verifique periódicamente o status da avaliação em sua área reservada, para o caso de alterações solicitadas pelos avaliadores

Para melhores informações Portal Intercom 2011

terça-feira, 31 de maio de 2011

Governador Tarso Genro lança Gabinete Digital



Gabinete Digital vem para revolucionar formas de governo

O site irá tentar fazer mudanças na democracia e inovar a forma de transmitir informações. Na ultima terça-feira 24 de maio foi inaugurado o Gabinete Digital do governo do Rio Grande do Sul. Na prática, o gabinete é um ambiente de diálogo semi-direto do governador Tarso Genro com a sociedade gaúcha, por meios digitais, uma pergunta será respondida em cada mês. No Gabinete Digital haverá espaço para mesas redondas, reclamações, sugestões e a agenda do governador. Uma forma de manter a população mais próxima das ações do governo. Além da plataforma lançada com conteúdo licenciado em Creative Commmons e código fonte livre, com licença GPL ele será composto pelo Grupo de Trabalho de Cultura e Governança Digital. Um espaço no qual diversas unidades de governo, incluindo secretarias e autarquias, vai tratar de temas relativos à Cultura Digital e Governança. A meta é gerar ações coordenadas e transversais em todo o Estado, usando processos colaborativos e com uma perspectiva de modernização da gestão pública.

“O objetivo é promover a cultura democrática e o fortalecimento da cidadania promovendo a eficiência e o controle social sobre o Estado, estruturando a relação do governador com as diversas formas de escuta e participação através das redes digitais”, afirma o portal. Algo novo e importante para o Rio Grande do Sul.

 São três as formas de participação:

Governador apresentou pessoalmente o projeto
Foto: Piratini
Governador Responde: Onde as pessoas elaboram perguntas diretamente ao Governador. A pergunta mais votada será respondida diretamente em vídeo no final de cada mês.

Governo Escuta: Audiências Públicas transmitidas via internet com participação via bate papo.

Agenda Colaborativa: Contribuições poderão ser enviadas para constituir a pauta do Governador durante as visitas ao interior do Estado.

Vale conferir o Portal no site

terça-feira, 17 de maio de 2011

Texto André Zenobini

Histórias em Gibi para preencher tempo entre jogos

A DC Comics prepara para o segundo semestre de 2011 uma série de gibis que contará a história de Batman no espaço de tempo que compreende a passagem entre dois jogos de videogame. A série será uma continuação do jogo Batman: Arkham Asylum, que era disponível para Playstation 3, e uma iniciação a história de Arkham City, em plataforma de Xbox.

Segundo a editora, os gibis contarão com a mesma equipe de produção dos jogos para que a aparência seja a mesma para o leitor. Cada uma das histórias chegará simultaneamente ao mercado e a internet no segundo semestre deste ano no valor de aproximadamente cinco reais. Quando todos os gibis já estiverem nas bancas, as histórias serão reunidas em uma edição especial e vendidas em uma única publicação.

Análise

Texto com informações claras. Ordem de informações bem colocadas. Apenas faltou a linha de apoio e poderia ser acrescentado links e imagens.

Super-heróis são inspirações do mundo da fantasia para a realidade



Histórias em quadrinhos é atração para todas as idades.



As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A publicação de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. Mas, apesar do país contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses. Atualmente, o estilo comics dos super-heróis americanos é o predominante, mas vem perdendo espaço para uma expansão muito rápida dos quadrinhos japoneses mais conhecidos como Mangá.
Primeiras Histórias em quadrinho - Foto divulgação




Os grandes super-heróis dos filmes de Hollywood e de jogos interativos tiveram suas primeiras aparições nos gibis, nas historias em quadrinhos. Foi de lá que eles saíram e viraram campeões de bilheterias no cinema do mundo inteiro e diversão para toda família nos jogos. Turma da Mônica Jovem - Mangá - Foto divulgação

Para os apaixonados por histórias em quadrinhos e queiram participar da promoção do Vale Sul Shopping e Jovem Pan FM, entre os dias 02 à 20 de maio de 2011 os casais poderão enviar suas historias de amor pelas redes sociais. Serão seis casais escolhidos e terão suas historias ilustradas em quadrinhos. As três melhores histórias serão premiadas com IPADS 2, IPODS Nano e Blu-Ray Players.


Acesse link http://www.valesulshopping.com.br/amoremquadrinhos

quinta-feira, 5 de maio de 2011

A importância de estar próximo ao leitor



Editor Chefe da Zero Hora realiza palestra aos alunos de comunicação na Universidade Católica de Pelotas.









Foto Tauana Garcia



Na noite desta quinta-feira (5) na Universidade Católica de Pelotas, no auditório Dom Antônio Zattera, o editor chefe da Zero Hora Porto Alegre falou aos alunos sobre as dificuldades de estar diariamente ao lado do leitor, ele abriu a palestra dizendo “fazer um jornal com um formato que se adapte ao leitor, por isso usamos recursos para ter a diferença do melhor com mais qualidade”. Altair Nobre esta na ZH a praticamente 20 anos e é editor chefe desde março de 2007. A palestra na Universidade faz parte da programação dos 47 anos do principal veículo de comunicação impresso do Grupo RBS.

Para acabar com as duvidas do jornalismo impresso Altair trouxe o dados, após o lançamento do site da Zero Hora teve aumento na venda do jornal impresso, desde o mês de janeiro de 2011 já foram mais de 186 mil exemplares vendidos. Ressalta que a “Zero Hora é um jornal Gaúcho, temos que ser econômicos nas palavras. cada palavra que colocamos é como um tijolo ”. Com informações de todos, para todos os cantos do estado, pais e do mundo.






Altair relebra fato das chuvas que atingiram RS.

Ao dizer sobre o jornalista deve cada vez estar mais perto do leitor ele relembra o fato das que chuvas que atingiram o litoral norte do Rio Grande do Sul. “Era madrugada, o jornal já estava impresso. Não podíamos deixar de dar a notícia, então colocamos um repórter com um telefone celular, publicamos o número no site e as pessoas podiam entrar em contato com ele, isso é jornalismo, é estar perto do leitor e assim se estabelece um diálogo”, lembrou o jornalista que antes de ser editor chefe já foi repórter e tem experiência nas editorias de Política e Geral.

Nos dias atuais o jornalismo vem evoluindo tanto web quanto o impresso por isso as pessoas se tornaram mídias. Estamos na era digital porém o jornalismo online e digital são uma forma de fazer o jornalismo, pois ainda não amadureceu esta sempre em processo de desenvolvimento e deve estar se renovando a cada instante, cada noticia, fato novo. Por isso o jornalismo vem utilizando cada vez mais recursos e ferramentas diferentes para fazer a comunicação diferenciada como, impresso, televisão, rádio, internet para se ter noticias na hora ou seja simultaneamente.

O repórter nos dias atuais deve reconhecer a necessidade do leitor, não é mais uem da a noticia primeiro e sim quem tem mais qualidade na informação, na apuração dos fatos do que é verdade ou não. Por isso o Altair Nobre explica que não existe texto pequeno ou grande e sim texto ruim. As redações precisam de pessoas que saibam se comunicar. Altair reforça dizendo que “o esforço é grande, mas resultado é relevante quando se vê o jornal na banca no outro dia. O diferencial do texto da Zero Hora é a critica que a gente faz, temos exigência dentro do jornal, temos que melhorar, não estamos satisfeitos, escrever não é fácil e vocês que estão na Universidade precisam melhorar texto, pois, se não, no mercado será difícil”, finalizou. A credibilidade e a qualidade é que fazem a diferença na formação sólida do que se informa ao leitor.


Cobertura durante a Palestra no Twitter @tauanagarcia #zh e #UCPEL.

terça-feira, 3 de maio de 2011

Teorias do Jornalismo aplicadas no Twitter







Twitter e Jornalismo com mudanças na comunicação online.


O jornalismo e comunicação sempre andaram juntos, porém sofrendo mudanças consequentemente. Com o surgimento do microblogging Twitter não foi diferente.
A mídia jornalística funciona como gestora da informação, ou seja, daquilo que é importante para a sociedade. A mídia tem em suas mãos o poder de tornar um assunto relevante como também pode agendar o que será visto e falado pela sociedade. A Teoria do Agendamento resume isto, trata-se de uma forma de agendar as notícias.
No Twitter o que tiver maior importância e gerar discussão é que vai passar a ser noticia. Existe o espaço Trending Topics do Twitter que pode se encontrar os assuntos mais comentados pelos usuários. Com isso esta presente a Teoria do Agendamento. Apartir disso o agendamento sofreu mudanças, e hoje em dia as pautas e informações passam a serem tratadas pelos twitteiros e não é só a mídia que tem este poder.
                                                                 Trending Topics

terça-feira, 26 de abril de 2011

Vida virtual tráz problemas para vida real de adolescentes

Ciberbulling
Através de ferramentas virtuais jovens são vitimas de Ciberbulling.
O termo que significa humilhar, constranger, ofender, perseguir e difamar. Esse desvio de comportamento parte de um agressor que faz com que o seu alvo receba abusos morais ou físicos. O caso se torna mais grave quando a vítima se afasta do convívio social, cria desinteresse aos estudos e ao trabalho e é abalada profundamente em sua auto-estima, devido aos insultos pejorativos que recebe. Com os avanços da tecnologia, esse constrangimento partiu para internet e ganhou força. A nova prática recebeu o nome de “Cyberbulling” e se infiltrou em correios eletrônicos, blogs, Orkut, Msn, Facebook, etc.       


Os jovens a utilizarem as ferramentas da internet através das redes sociais, estão se expondo cada vez mais. A tecnologia avanço tanto que sem perceberem há também o lado ruim, com isso facilitando a agressão entre os adolescentes. A violência vem atingindo em media 17% dos jovens. Os mais fortes enfrentam os fracos que e tendo atitudes constrangedoras contra as vitimas. Mas não adianta as crianças e adolescentes deixarem de ir a escola e ficar só em casa. Pois o bullying esta em todo lugar, como em vídeos, jogos, textos entre outros lugares. As redes sociais e ferramentas da internet facilitam a exposição maior dos jovens e também o Cyberbullying.


A vitima pode e deve denunciar o agressor. Ela deve procurar uma Delegacia para registrar ocorrência, a vitima deve preservar o maior número de provas que tiver, podendo imprimir e depois salvar todas agressões e conversas. Além disso é necessário ir a um cartório e registrar essas provas online e fazer uma declaração de fé pública de que o crime em questão existiu ou lavrar uma Ata Notarial do conteúdo ilegal/ofensivo, tudo em função do dinamismo da internet. Uma pesquisa realizada pela ONG Plan, com cinco mil estudantes brasileiros de 10 a 14 anos aponta que 17% já foram vítimas de Cyberbullying. algumas redes sociais possuem ferramentas que previnem o Cyberbullying, como, por exemplo, a opção “Reportar Abuso” ou “Denunciar Abuso”, que serve para comunicar que algo está fora das normas de conduta do local ou possui conteúdo difamatório. Essa opção pode ser encontrada em várias redes sociais, como Orkut e Facebook.



As principais formas de prevenir o ciberbulling é de saber usar as tecnologias de informação e comunicação de forma responsável e segura. Além disso, reconhecer os riscos de colocar fotografias, vídeos e outros dados pessoais na internet entre muitas outras precauções que devemos tomar.


UCPel lança novo site

Novo site foi feito para satisfazer as necesidades de todos usuários da Universidade Católica de Pelotas.
Página do Novo Site


Novo porta da UCPel já esta no ar e com muitas novidades. Ele foi idealizados para alcançar as exigências e necessidades dos alunos, professores, funcionários e interessados em conhecer os serviços da Universidade. O lançamento foi realizado no dia 4 deste mês no espaço de convivência do Campus I. O projeto do portal foi desenvolvido em parceria com a Sitionet Comunicação Interativa, empresa graduada pelo Centro de Incubação de Empresas da Região Sul – UCPel.
O lançamento do novo portal aconteceu juntamente com a Acolhida 2011 e foi embalado pelo show da banda Pimenta Buena. Além disso, há um canal da universidade no YouTube, um perfil no Orkut e, ainda, a criação recente de uma página no Facebook e junto ao evento o nome do usuario no Twitter da Universade passa a ser @UCPel ainda foi ainda, um perfil no Flickr – para reunir fotos de eventos – e um no Delicious – uma espécie de clipping que concentra as principais notícias da UCPel.

Associação Rural de Pelotas volta a ser palco de Exposições de Cães

Pavilhão de Eventos manteve-se movimentado com o evento promovido pelo Princesa do Sul Kennel Clube

Depois de 40 anos, o Princesa do Sul Kennel Clube retomou parceria com a Associação Rural de Pelotas (ARP). O Parque Ildefonso Simões Lopes voltou a ser palco das exposições promovidas pela entidade municipal de cinofilia. No último domingo (10), ocorreram duas mostras simultâneas da Exposição Panamericana de Cães de Raça no Pavilhão de Eventos Jorge Gertum, que marcaram o segundo retorno do evento para as dependências da ARP. O presidente do Kennel Clube, Antônio Ugoski, conta que a primeira exposição, em 1949, foi realizada na Pista Central do Parque e, em 1971, ano de sua primeira gestão, as mostras retornaram ao local. Demonstrando satisfação com o sucesso de domingo, Ugoski expressou sua intenção de manter a parceria retomada com a ARP neste ano com a realização da 68ª e da 69ª Exposições Panamericanas de Cães de Raça.

O local amplo agradou inclusive a presidente da Federação Cinológica do Rio Grande do Sul (FECIRS). Clarisse Oliveira demonstrou sua aprovação da mudança. “Todos que se pronunciaram, aprovaram o local”, diz o presidente do Kennel Clube. Segundo Ugoski, os 2 mil m² de área arejada e iluminada do Pavilhão proporcionam bem-estar tanto para criadores, cães e visitantes, que fizeram questão de trazer seus bichinhos para prestigiarem o evento. O vice-presidente, Euclides Montoito da Costa, destaca que a ampla área externa foi importante para os protagonistas do dia. “Alguns cães estão acostumados com confinamento, mas outros que são inquietos e precisam se exercitar e relaxar”, conta. O Pavilhão manteve-se movimentado durante todo o dia. O público pode contar com estrutura de alimentação e estacionamento.

Em nome da Associação Rural de Pelotas, o presidente Ricardo Vinhas, expressa a importância da realização de atividades diversificadas, como as exposições do Kennel Clube, nas dependências da entidade. “Nos sentimos honrados em puder acolher eventos de interesse público que contribuam para o desenvolvimento regional, sendo esta uma das funções da Associação”. Vinhas ainda destaca que a estrutura do Parque está a disposição para instituições que queiram se aproximar da entidade e realizar seus eventos nos prédios da ARP.

O evento reuniu criadores e canis de várias cidades do Estado, como Rio Grande, São Lourenço do Sul, Porto Alegre, Caxias do Sul, Santa Maria e Pelotas. Entre os 95 animais de 36 raças inscritos nas exposições, dois cães foram destaque recebendo dois prêmios cada um. O Bulldog Vivendas Sant’bull Syrus, de propriedade de Renata Zucarrelli, de Porto Alegre, recebeu o 1° lugar do Best in Show da 68ª edição e o 2° lugar do mesmo concurso da 69ª edição. A Pinscher Miniatura Alembergs Adélia, de Helvercio Machado Filho, de Pelotas, levou o 2° lugar do Best in Show da 68ª edição e o 1° lugar do concurso da 69ª edição. As próximas exposições já estão marcadas para os dias 10 de julho e 13 de novembro. Informações pelo telefone (53) 3221-1414.

O habito de comprar na internet, atingiu vários setores de consumidores

Compras na Intenet virão Mania Mundial
                                                                                                                                               Fazer compras pela internet têm se tornado um hábito freqüente, principalmente entre jovens e adultos de 25 a 40 anos de idade. Em geral, compra-se produtos eletrônicos e outros produtos não-perecíveis, como CD´s, DVD´s, livros. Para comprar alimentos pela internet, no entanto, alguns cuidados devem ser tomados. Porém esta a cada dia mais presente os sites com alimentação. Diversidade de alimentos que pode se comprar pela internet é enorme, e engloba tanto garrafas de vinho, cervejas, bolachas e cereais até enlatados diversos, condimentos, comidas rápidas, lanches, pizzas e muitos outros alimentos, nacionais ou importados.       
                                                                                                                                                      A Oria Foods, empresa especializada em comidas congeladas e resfriadas, lançou seu novo portal – Oria. Além do layout moderno, da facilidade de navegação e do aumento de interatividade, a principal novidade do novo site é a venda dos produtos online por cartão de crédito. Essa reformulação foi necessária sobretudo para atender às exigências dedos usuários do e-commerce.                                                          
                                                                                                                                                       É importante prestar bem atenção, antes de finalizar a compra de um alimento pela internet, o prazo de entrega do produto. Alguns produtos podem demorar para chegar e, enquanto estão a caminho da entrega, podem perder a validade ou sofrer algum tipo de dano. Basta verificar alguns pontos importantes antes da compra e aproveitar os benefícios que uma compra online oferece.

Pampers lança novidade online

Praticidade, agilidade e diversão na hora de compras as fraudas dos bebês.                                                                                                                                                 

Foi lançou um canal e-commerce pela Proctor & Gamble em sua página de fãs do Facebook. Permitindo os usuários a comprarem fraldas para seus filhos, sem ter que sair do site de relacionamento. Com a parceria da Amazon foi desenvolvida uma ferramenta de compras em que será possível selecionar o item, visualizar a descrição, as análises de outros usuários e finalizar a compra sem sair do site de relacionamente.                                                                                                                                     
Novidades Online da Pampers

A Pampers foi a primeira marca da Procter a utilizar o e-commerce dentro de sua página de fãs, mas a empresa comunicou que pretende utilizar o canal com outras marcas da companhia. O Facebook já havia sido utilizado como um canal de e-commerce por outras empresas, mas é a primeira vez que toda a operação é sustentada pela Amazon, o que deverá abrir caminho para investimento de outras empresas no mesmo formato. Com o constante aumento de tempo que os usuários passam navegando no Facebook, ou em outros locais de redes sociais, nada como investir mais neste novo emprendimento online.

A comodidade das compras online

E-commerce tem a ver com fazer uma escolha e não apenas uma compra.                                                                                                                                                         

E-commerce cresce cada dia mais
Sabemos que esta a cada dia esta crescendo mais o e-commerce . No Brasil este mercado já movimenta mais de 13 bilhões. Pelo menos a metade dos consumidores online postam reviews ao comprarem produtos, estão tendo um comportamento cada vez mais colaborativo em que buscam conselhos e idéias de outros internautas ao mesmo tempo em que postam os seus próprios conselhos. Isso significa que cuidar da imagem da marca no mundo online é cada vez mais importante.                                                                                                                      

São infinitas as quantidades de ofertas quando os consumidores estão online. O processo de decisão de compra está se tornando cada vez mais demorado, o consumidor pesquisa o melhor produto, preço, serviço de entrega e as reviews expostas no site são extremamente importante nesta fase de escolha. Os internautas esperam dos seus sites de compras preferidos, serviços diferenciados como oferecer descontos, sorteios de produtos entre os consumidores que colaborarem e até mesmo status em ferramentas sociais já são considerados benefícios importantes por eles.                                                                                                                                      



Consumidores querem produtos novos e diferentes
 Os consumidores querem além de postar, também ler reviews escritas por pessoas que eles confiam que tenham consumido aquele produto. Estudo mostrou que eles esperam algum benefício quando escrevem reviews e recomendam produtos. Foi comprovado através de pesquisas que é 157% mais efetiva do que uma propaganda tradicional e são fáceis de conseguir quando se tem uma presença no mundo online.

terça-feira, 22 de março de 2011

O verdadeiro sentido da Páscoa

O verdadeiro sentido da Páscoa

Senhoras da Vila Princesa se reúnem para fazer ovos de Páscoa

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A sexta-feira da paixão ou santa é o dia cristão que marca o julgamento, condenação, martírio, morte e sepultamento do menino de Belém. Foi neste dia que Cristo percorreu a Via Sacra onde carregava a cruz até o Gólgota, onde é sacrificado. O sábado de aleluia é quando deveríamos nos dedicar com plena consciência ao teor espiritual de nossa existência. Isso acontece melhor em meio ao silêncio, quando nos posicionarmos quanto à verdade e à situação sepulcral de nós mesmos. E o Domingo de Páscoa é a festa em que comemoramos a Ressurreição de Jesus Cristo. Tempo de vida nova, as famílias se reúnem para comemorar e acabar com o jejum de carne vermelha e para as trocas de presentes, principalmente os chocolates.

Esta é à época mais doce do ano. A Páscoa do Menino Jesus se transformou em um evento comercial para as grandes marcas de chocolates, então, a festa para celebrar a ressurreição religiosa se transformou em uma confraternização familiar. Entre ovos de todos os tamanhos, formas, sabores e feitios podemos escolher entre os tradicionais e os artesanais. O comercio vem crescendo a cada ano, sempre com novidades para impressionar os clientes. “Ano passado às vendas foram muito boas, já neste com inovações e produtos diferenciados a chance é ainda maior dos lucros serem melhores”, disse o comerciante Eno Leitzke.

Em Pelotas, no bairro Vila Princesa existe um grupo de amigas que nesta época se reúne para fazer as delicias que o coelhinho do imaginário infantil entrega. “Já fazem 13 anos que trabalhamos com chocolate, ano passado fizemos 120 quilos de chocolate”, disse uma das artesãs Zilamar Goebel. Assim como vários outros símbolos como coelhinho, cenoura, cesta, o Ovo também representa bastante na Páscoa. Os ovos de chocolate ou de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo um símbolo de nascimento.

Para os cristãos, o verdadeiro significado da Páscoa é a morte e a ressurreição de Jesus Cristo ao terceiro dia. Para essa crença, Deus deu seu único filho para salvar a humanidade do pecado. “Para todos nós na Páscoa que alegria da ressurreição de Cristo esteja em nossos corações hoje e sempre”, este é o recado que as artesãs deixam para todos os leitores.
Fotos: Tauana Garcia

quinta-feira, 10 de março de 2011

Racha no Minc

Ministério da Cultura sofre mudanças em sua diretoria.

Aconteceu um racha na Diretoria de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura em Brasília. Na internet houveram diversas manifestações de protesto pela exoneração do diretor da área, Marcos Alves de Souza. Cerca de 16 pessoas ameaçam se afastar do setor pelos próximos dias. Foi oferecida pelo Ministério da Cultura a possibilidade de assumir outra função, mas Souza que é especialista jurídico em direitos de autores e um dos principais consultores do novo anteprojeto da reforma da Lei de Direitos Autorais recusou a oferta.

Para ocupar o lugar de diretor foi nomeada a Advogada Marcia Regina Vicente Barbosa, de 56 anos, que integrou o Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA) entre 1982 a 1990. Em seu currículo a nova chefe de direitos intelectuais possui a função de Advogada da União. Marcia foi integrante da Consultoria Jurídica do Ministério da Cultura, de 2006 a 2010, e integra a Consultoria Geral da União desde maio de 2010.

Ministra Ana de Hollanda

A nova orientação para os direitos autorais foi o motivo da ameaça de demissão coletiva, segundo informaram servidores do MinC. A ministra Ana de Hollanda revisou o anteprojeto de lei que reforma esses direitos e, além disso, declarou na revista ISTO É que o debate feito durante os últimos 3 anos foi insuficiente.

Em 2009 a imprensa teve acesso ao vazamento do primeiro esboço do anteprojeto de lei dos direitos autorais onde a Abramus e Academia Brasileira de Letra acabaram por não concordar com o texto. Marcos Alves de Souza, que veio do Ministério do Planejamento, declarou que acha “legítimo” que a nova dirigente do MinC escolha pessoas de sua confiança para cargos que são prioritariamente de confiança.

terça-feira, 1 de março de 2011

Redes Sociais ajudam na Revolução no Oriente Médio

Uma Revolução incrível que esta acontecendo no Oriente Médio.

Estamos vivendo uma época onde esta acontecendo uma revolução grandiosa em todo Oriente Médio. Revolução essa que deu início a partir do momento em que a população começou a se revoltar com as formas de governo de seus paises. Os quais na maioria das vezes são governados por ditadores ou pessoas que estão no poder a meio século. Foi através das redes sociais que as pessoas começaram a se manifestar toda sua indignação.

Os encontros começaram a ser marcados através das redes sociais e com tudo isso já culminou na queda do Presidente do Egito que é um ditador que estava a mais de 30 anos no poder e do ditador da Tunísia. Para tentar conter esses atos dos revolucionários, a internet é uma das ferramentas usadas e foi inclusive bloqueada. A Líbia está numa guerra civil e com tudo, os paises do Oriente Médio estão se insurgindo pedindo pela democracia.
                                                                                                                                                    
 Eu estou protestando porque tenho vi o que está acontecendo na Líbia pelo Twitter e assim por diante. Eu sou uma palestina e sei como é ser oprimido e como é a sua família ser oprimida e estar em perigo.
Estou aqui para mostrar solidariedade, mostrar que estamos aqui para o povo líbio. O mundo não vai ficar calado sobre isso. Nós tivemos alguns protestos aqui na BBCi. Eu fui a um no domingo que foi muito grande. Eu ouvi que o de ontem também teve um bom comparecimento das pessoas. A BBC se tornou um lugar onde podemos realizar protestos agora, porque é na Oxford Road a principal artéria rodoviária na cidade] e muitas pessoas vão vê-lo."                     

Podemos ver como neste depoimento por protesto o que a Abrar Estudante Universitária disse através de rede social. O que é relevante de ser usado das ferramentas e caracteristicas da internet.