terça-feira, 22 de março de 2011

O verdadeiro sentido da Páscoa

O verdadeiro sentido da Páscoa

Senhoras da Vila Princesa se reúnem para fazer ovos de Páscoa

A Páscoa cristã celebra a ressurreição de Jesus Cristo. A sexta-feira da paixão ou santa é o dia cristão que marca o julgamento, condenação, martírio, morte e sepultamento do menino de Belém. Foi neste dia que Cristo percorreu a Via Sacra onde carregava a cruz até o Gólgota, onde é sacrificado. O sábado de aleluia é quando deveríamos nos dedicar com plena consciência ao teor espiritual de nossa existência. Isso acontece melhor em meio ao silêncio, quando nos posicionarmos quanto à verdade e à situação sepulcral de nós mesmos. E o Domingo de Páscoa é a festa em que comemoramos a Ressurreição de Jesus Cristo. Tempo de vida nova, as famílias se reúnem para comemorar e acabar com o jejum de carne vermelha e para as trocas de presentes, principalmente os chocolates.

Esta é à época mais doce do ano. A Páscoa do Menino Jesus se transformou em um evento comercial para as grandes marcas de chocolates, então, a festa para celebrar a ressurreição religiosa se transformou em uma confraternização familiar. Entre ovos de todos os tamanhos, formas, sabores e feitios podemos escolher entre os tradicionais e os artesanais. O comercio vem crescendo a cada ano, sempre com novidades para impressionar os clientes. “Ano passado às vendas foram muito boas, já neste com inovações e produtos diferenciados a chance é ainda maior dos lucros serem melhores”, disse o comerciante Eno Leitzke.

Em Pelotas, no bairro Vila Princesa existe um grupo de amigas que nesta época se reúne para fazer as delicias que o coelhinho do imaginário infantil entrega. “Já fazem 13 anos que trabalhamos com chocolate, ano passado fizemos 120 quilos de chocolate”, disse uma das artesãs Zilamar Goebel. Assim como vários outros símbolos como coelhinho, cenoura, cesta, o Ovo também representa bastante na Páscoa. Os ovos de chocolate ou de Páscoa são uma tradição milenar relacionada ao cristianismo. Costumava-se pintar um ovo oco de galinha de cores bem alegres, pois a Páscoa é uma data festiva que comemora a ressurreição de Jesus Cristo, sendo um símbolo de nascimento.

Para os cristãos, o verdadeiro significado da Páscoa é a morte e a ressurreição de Jesus Cristo ao terceiro dia. Para essa crença, Deus deu seu único filho para salvar a humanidade do pecado. “Para todos nós na Páscoa que alegria da ressurreição de Cristo esteja em nossos corações hoje e sempre”, este é o recado que as artesãs deixam para todos os leitores.
Fotos: Tauana Garcia

quinta-feira, 10 de março de 2011

Racha no Minc

Ministério da Cultura sofre mudanças em sua diretoria.

Aconteceu um racha na Diretoria de Direitos Intelectuais do Ministério da Cultura em Brasília. Na internet houveram diversas manifestações de protesto pela exoneração do diretor da área, Marcos Alves de Souza. Cerca de 16 pessoas ameaçam se afastar do setor pelos próximos dias. Foi oferecida pelo Ministério da Cultura a possibilidade de assumir outra função, mas Souza que é especialista jurídico em direitos de autores e um dos principais consultores do novo anteprojeto da reforma da Lei de Direitos Autorais recusou a oferta.

Para ocupar o lugar de diretor foi nomeada a Advogada Marcia Regina Vicente Barbosa, de 56 anos, que integrou o Conselho Nacional de Direito Autoral (CNDA) entre 1982 a 1990. Em seu currículo a nova chefe de direitos intelectuais possui a função de Advogada da União. Marcia foi integrante da Consultoria Jurídica do Ministério da Cultura, de 2006 a 2010, e integra a Consultoria Geral da União desde maio de 2010.

Ministra Ana de Hollanda

A nova orientação para os direitos autorais foi o motivo da ameaça de demissão coletiva, segundo informaram servidores do MinC. A ministra Ana de Hollanda revisou o anteprojeto de lei que reforma esses direitos e, além disso, declarou na revista ISTO É que o debate feito durante os últimos 3 anos foi insuficiente.

Em 2009 a imprensa teve acesso ao vazamento do primeiro esboço do anteprojeto de lei dos direitos autorais onde a Abramus e Academia Brasileira de Letra acabaram por não concordar com o texto. Marcos Alves de Souza, que veio do Ministério do Planejamento, declarou que acha “legítimo” que a nova dirigente do MinC escolha pessoas de sua confiança para cargos que são prioritariamente de confiança.

terça-feira, 1 de março de 2011

Redes Sociais ajudam na Revolução no Oriente Médio

Uma Revolução incrível que esta acontecendo no Oriente Médio.

Estamos vivendo uma época onde esta acontecendo uma revolução grandiosa em todo Oriente Médio. Revolução essa que deu início a partir do momento em que a população começou a se revoltar com as formas de governo de seus paises. Os quais na maioria das vezes são governados por ditadores ou pessoas que estão no poder a meio século. Foi através das redes sociais que as pessoas começaram a se manifestar toda sua indignação.

Os encontros começaram a ser marcados através das redes sociais e com tudo isso já culminou na queda do Presidente do Egito que é um ditador que estava a mais de 30 anos no poder e do ditador da Tunísia. Para tentar conter esses atos dos revolucionários, a internet é uma das ferramentas usadas e foi inclusive bloqueada. A Líbia está numa guerra civil e com tudo, os paises do Oriente Médio estão se insurgindo pedindo pela democracia.
                                                                                                                                                    
 Eu estou protestando porque tenho vi o que está acontecendo na Líbia pelo Twitter e assim por diante. Eu sou uma palestina e sei como é ser oprimido e como é a sua família ser oprimida e estar em perigo.
Estou aqui para mostrar solidariedade, mostrar que estamos aqui para o povo líbio. O mundo não vai ficar calado sobre isso. Nós tivemos alguns protestos aqui na BBCi. Eu fui a um no domingo que foi muito grande. Eu ouvi que o de ontem também teve um bom comparecimento das pessoas. A BBC se tornou um lugar onde podemos realizar protestos agora, porque é na Oxford Road a principal artéria rodoviária na cidade] e muitas pessoas vão vê-lo."                     

Podemos ver como neste depoimento por protesto o que a Abrar Estudante Universitária disse através de rede social. O que é relevante de ser usado das ferramentas e caracteristicas da internet.